O livro inclui sua vivência entre os principais artistas do Modernismo brasileiro, suas lembranças como artista plástico, estudante de cinema e ativista político na Paris do pós guerra, sua experiência como cineasta no Brasil e Exterior, nesses últimos sessenta anos, sua biografia completa, textos de apresentação, fotos pessoais e de suas obras nas diferentes modalidades artísticas que praticou.
Quase um Século – Imagens da Memória conta com diversos textos críticos assinados por nomes como Neusa Barbosa, Nelson Pereira dos Santos, Maria Alice Milliet, entre outros.
O livro de Rodolfo Nanni, relata pormenores de seu contato com esses artistas, trazendo fatos inéditos de suas trajetórias, ao mesmo tempo que constitui um testemunho vivo de sua própria carreira e do ambiente artístico, social e político em que viveu nas diferentes fases de sua vida, seja no Brasil que no Exterior. O livro é ilustrado com obras suas, retratando locais e personalidades acima mencionados, além de contar com a reprodução de obras desses artistas a ele dedicadas ou relativas aos assuntos por ele abordados .
Fotos: Alessandro Mendes